top of page

Cartas do baralho cigano

O Baralho Cigano é composto por 36 cartas

Estão apenas apresentados a título exemplificativo alguns dos seus significados, sendo que cada carta possui mais de 10 características, mudando inclusivé mediante a sua localização no jogo e consuante o par que faz, assim a leitura complexa dá-nos um perfeito enquadramento do acontecimento, o porquê, como resolver o problema e que ele envolve.

 

Dá-se uma explicação com um enquadramento e não uma leitura do seu significado.

 

Cada carta possui características negativas e positivas

 

A leitura do jogo "Mesa Real" é feita em associação de pares e depois das respectivas linhas, fazendo posteriormente as diagonais e proximidades. É um jogo muito completo e que pode durar de uma hora a duas horas mediante a informação intuída no jogo.

 

 

<< passar o rato sobre a imagem da carta para ver o seu significado. clicar nas setas para navegar. Clique na imagem para ver aumentar a imagem. Caso pretenda pausar clique sobre o icon de pausa no canto inferior direito.

Baralho Cigano, conheça um pouco da sua história

 

 

Os baralhos Lenormand juntamente com as cartas de Tarô são as mais utilizadas no campo da cartomancia. O baralho conhecido como "cigano" não foi criado por tal povo, trata-se do baralho Lenormand, que por usar uma linguagem simples, foi adotado pelo povo cigano.

 

As cartas Lenormand foram criadas por Mademoiselle Marie-Anne Adelaide Lenormand, cartomante francesa de grande renome que também exercia, além de outras atividades adivinhatórias, a quiromancia, a clarividência, a leitura de cartas, leitura de folhas de chá, astrologia, etc.

 

Lenormand teve entre suas clientes Josefina de Beauharnais, esposa de Napoleão Bonaparte. Ela teria previsto a ascensão e queda do imperador Napoleão, os segredos da imperatriz Josefina e o destino de muitos notáveis de seu tempo.

 

Nasceu em Alençon, na Normandia (1772-1843). Perdeu seu pai quando tinha apenas um ano de idade e logo em seguida sua mãe, aos 5 anos. Depois disso foi enviada a um convento. Lá surgiram os primeiros relatos de sua clarividência.

Morou em Paris num período posterior a Revolução Francesa e lá consolidou sua fama de advinha.

 

Em 1807, Mlle. Lenormand leu nas mãos de Napoleão sua intenção de se divorciar de Josefina. Para afastá-la ele a mandou à prisão por 12 dias. Esse fato foi o verdadeiro lançamento de sua carreira e ela se tornou a cartomante mais popular de sua época.

 

Em 25 de junho de 1834, aos 74 anos de idade, foi enterrada em Paris, no cemitério Père Lachaise. Por motivos desconhecidos, os segredos do Tarô Lenormand desapareceram temporariamente com o falecimento de Mlle. Lenormand e cerca de 50 anos depois eles foram recuperados com a descoberta de alguns manuscritos deixados por Anne-Marie. A partir desses documentos, foram desenvolvidos dois baralhos, um deles conhecido como Baralho Lenormand e ilustrado com figuras da época e ainda hoje fabricado na França.

 

O outro com figuras mais simples e atuais corresponde à versão utilizada pelos ciganos, propagadores deste baralho.O Pequeno Lenormand O baralho da "Sibila de Alençon" foi inicialmente publicado em 1828 e tinha 52 cartas, as mesmas do baralho comum. Esse conjunto foi redesenhado e reduzido a 36 cartas por volta de 1840, provavelmente pela própria Mlle. Lenormand, solicitado pela casa de impressão Grimaud. Esse conjunto menor ficou conhecido como Pequeno Lenormand.

 

Como já acontecia com o baralho de Etteila são adicionadas gravuras diversas às cartas numeradas. Trata-se de um recurso que para a cartomancia popular, facilita a atribuição de significados práticos às cartas.

 

A popularidade do baralho Lenormand estimulou incontáveis cópias e imitações por toda a Europa e até hoje é redesenhado, sendo o mais popular baralho sem fronteiras.

bottom of page